Aldeia Global

Aldeia Global
Imagem retirada do Blog de Mario Matos, clique na foto para seguir ao link.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Televisão+Humor+Jornalismo+Internet = Inovação!

Entrevistas humorísticas, cobertura de festas, eventos da alta sociedade e muita sensualidade com as apresentadoras/assistentes de palco. Tudo isto recheado de propagandas nos intervalos e os famosos ”Merchans”, cria um formato de programa já ha tempos conhecido pela TV Brasileira, o Pânico na TV.

A primeira transmissão no programa Pânico na TV homônimo ao programa de rádio, aconteceu em 28 de setembro de 2003. O interesse dos criadores do programa era uma maior divulgação da atração, logo a do rádio já era um sucesso. Hoje o programa coleciona uma série de quadros já apresentados sendo que todos obtiveram uma grande repercussão, criador de diversos bordões adotados por muitos brasileiros e farto de muitas polêmicas e processos na justiça o qual um desses alterou o horário inicial do programa que era às 18h para as 20h.


Muito sarcasmo, perguntas desconcertantes, protestos sérios, colocar governantes políticos e celebridades em saia justas, combine isto com ternos no estilo Cães de Aluguel (filme de Quentin Tarantino), óculos escuros e muito Humor, se é que podemos assim definir “Inteligente”, temos o Custe o Que Custar (CQC).

Iniciou suas atividades na TV Brasileira em 17 de março de 2008, pela Rede Bandeirantes. Desde então aborda temas e trata os fatos políticos, artísticos e esportivos da respectiva semana com muito sarcasmo e humor, brincando com as informações a fim de promover as mais inesperadas reações de seus entrevistados.

O formato do programa é oriundo da Argentina onde é exibido no país desde 1995 e esta sob o nome Caiga Quien Caiga.

Mas que canal é este? Será que eu mudei a configuração de canais do meu televisor? Pensei que tinha sintonizado na Record, mas estou vendo Marcos Mion, João Gordo, pera lá Hermes e Renato....Não é erro de programação não! É a Record mesmo, com seu mais novo programa que teve sua estréia no dia 10 de abril de 2010, chamado Legendários.

Legendários conta com um time de peso e com muita experiência na televisão, principalmente se tratando de Humor. Abordando temas referentes a política, injustiça sociais, dogmas, preconceitos, sustentabilidade, ecologia, enfim, o programa promete em seu formato trazer qualidade pelo humor criativo, passando longe da humilhação e promete uma abordagem do bem.

Podemos analisar comparando estes programas com formatos parecidos, porem cada um com sua abordagem, é que temos aqui uma evolução no campo da interatividade.

Cada programa a sua maneira disponibiliza poder ao telespectador, fazendo assim com que ele sinta realmente que colabora de alguma forma para a realização do programa. Podemos ver isto na escolha do novo integrante do CQC, foram enviado pouco mais de 50 mil vídeos pelo portal da Band, logo o Pânico na TV os internautas participam ao vivo da programação via web cam, como se fossem parte da platéia mesmo e o caçula deste formato de programa, o Legendários inovou com a participação do público via twitter em tempo real, sendo que um dos apresentadores participa conectado de outro ambiente também via twitter.

Há inovação para os anunciantes destes programas. Filmes de um determinado produto protagonizados pelos próprios apresentadores nas vinhetas dos quadros e até mesmo na abertura do programa. Possibilitando inúmeras ferramentas de divulgação.

O que podemos concluir com isso é que: este formato de programa tem agradado demais os telespectadores brasileiros e a interatividade com as redes sociais e a internet tem aproximado muito o público, gerando um novo conceito para divulgar marcas, promoções e produtos.

Confira alguns quadros dos programas comparados

CQC



Panico na TV



Legendários



Ariana Barbosa - RA 1906411

2 comentários:

  1. Pois é Ariana, as redes televisivas estão tão desesperadas por mais um pontinho no ibope que quando vêem um programa da concorrente tendo grande repercussão, já tratam de " copiá-lo",fazendo com que quando mudamos de canal,termos a sensação de estarmos no mesmo!
    É essa a criatividade espetacular e o grande potencial de inovar que o brasileiro diz possuir.
    Me pergunto: Onde vamos parar assim?!

    Aluna:Camila Oliveira
    RA: 1890514

    ResponderExcluir
  2. Cópia ou dialogismo? Há intertetextualidade? O humor não vive de paródias da realidade?
    O que é a cor do terno do vendedor do Shop Shop?

    Cuidado com a articulação de ideias em seu texto.

    Creio que faltou um pouco mais de reflexão teórica, nãow

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog