Quando falamos das novas tecnologias, não podemos deixar de lado a importância, cada vez mais crescente, do ensino a distância. Estamos efetivamente referindo-se a uma vertente importante das novas tecnologias que podem contribuir para formação individual da pessoa, sendo uma forma de transmissão de saberes.
As novas tecnologias abrem “janelas” de comunicação com o mundo, formando alunos, atualizando professores, ao mesmo tempo em que a interação entre todos se expande. Vimos que as tecnologias atuam vencendo distâncias entre educadores e alunos, a partir de estratégias pedagógicas eficientes.
Porém, vimos que a internet é uma estrada de via dupla que a cada dia vem crescendo em possibilidades de comunicação e interação, permitindo melhores meios de conhecimento através de textos, hipertextos, mídias audiovisuais, videoconferência, etc.
O conceito de ensino a distância foi ganhando maturidade e foi se afirmando ao longo das últimas décadas . As primeiras abordagens estabeleciam uma “comparação imediata com a educação presencial, também denominada educação convencional onde o professor, presente na sala de aula, é a figura central”. Já hoje vimos algumas características importantes da educação à distância como:
* O professor e o aluno ficam separados no espaço e no tempo, assim como os alunos separados entre si;
* A comunicação e a distribuição da informação entre professor e aluno é mediada por meios técnicos;
* Os alunos que utilizam este tipo de ensino são adultos com mais de 25 anos e com um elevado grau de motivação.
Já para o aluno existem alguns pontos positivos como:
• Atualização constante
• Envolvimento do formando
• Personalização do percurso formativo
• Eficiência do processo de comunicação
• Custo
• Flexibilidade no acesso à aprendizagem (24 horas).
A evolução da educação à distância pode ser compreendida apartir da história dos meios de comunicação. Vimos então três gerações importantes:
1) A primeira geração da EaD surgiu na Inglaterra no final do século 19 com os primeiros cursos por correspondência. No Brasil, a primeira iniciativa de EaD surgiu em 1904, com o ensino por correspondência: instituições privadas ofertando iniciação profissional em áreas técnicas, assim como outras iniciativas via rádio. O modelo de ensino consagrou-se na metade do século, com a criação do Instituto Monitor, do Instituto Universal Brasileiro e de outras organizações similares, responsáveis pelo atendimento de mais de três milhões de estudantes em cursos abertos de iniciação profissionalizante pela modalidade de ensino por correspondência.
2) No início do século 20, com o advento do rádio e da televisão iniciou-se a segunda geração da EaD, marcada pela realização de programas educacionais e dos telecursos. No Brasil, esta geração foi marcada pela criação das TVs Educativas em meados dos anos 60.
3) A terceira geração da EaD, na qual nos encontramos atualmente, é caracterizada pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), especialmente da Internet. Estamos, portanto, na geração dos programas de aprendizagem inovadores, baseados na construção de comunidades de aprendizagem, na pesquisa e no desenvolvimento de novas práticas educacionais, onde a informática aliada à comunicação em rede nos leva a novas oportunidades educacionais.
Atualmente mais de 80 países, nos cinco continentes, adotam a educação à distância em todos os níveis de ensino, em sistemas formais e não-formais de ensino, atendendo a milhões de estudantes. A educação a distância tem sido largamente usada para treinamento e aperfeiçoamento de professores em serviço.
Enfim, vimos o quanto este sistema se permite ser eficaz e tem sido benéfico para formação de milhares de pessoas, graças à esta nova era da convergência das mídias digitais.
Fonte:
www.lami.pucpr.br/pucweb/site_pucweb/ead.php
Fabiane Roschel
RA: 1935381
3° Sem de PP
Fabi, apesar da tendência natural, é notável que o estudo à distância sofre discriminação social. O mercado, em geral, ainda vê as pessoas que possuem diploma do EaD como pouco comprometidas, desinteressadas e até mesmo preguiçosas. Eu tenho comigo, que realmente o EaD vem de encontro as necessidades do indivíduo moderno, que acumula várias tarefas e compromissos, mas que dispobibiliza apenas 24 hs para realizá-los.
ResponderExcluirPostado: por Sueli Ap.Sousa RA 1940899
Concerteza é uma ótima ferramenta ,Educação á distância , as pessoas não tem tempo a perder e se locomover ,a uma universidade , com essa ferramenta a pessoa que pretende estudar é beneficiada por essa ferramenta ....
ResponderExcluirBruno de oliveira
Ra 1935411