Durante quase 50 anos a tecnologia 3D esteve adormecida, no entanto vem conquistando mercado, se popularizando cada vez mais no cinema, trazendo transformações importantes para o mercado tecnológico que não para de se reinventar.
"No universo dos consumidores de eletrônicos é grande a agitação com a novidade do ano, a TV em 3D. Embora a tecnologia osse considerada inicialmente não convencional e sem futuro, agora, graças a popularidade do filme Avatar, os fabricantes competem para levar a imagem multidimensional a sala de estar."
A industria cinematografica apostou no recurso 3D, e notavelmente isto tem dado certo. O caso mais recente que temos é o filme lançado pela Fox e dirigido por James Cameron, com o maior investimento já feito em um filme (500 milhões de dólares) sua estréia causou uma grande inquietação, o filme foi um sucesso de bilheteria e elevou o nível da tecnologia nos cinemas. Para aqueles que não conheciam ficaram pasmos diante de tanta tecnologia e aqueles que já tinham visto puderam ver sua melhora.
O filme em terceira dimensão, "Avatar", é o cinema dos tempos atuais, com a tecnologia atual.
O jornal The New York Times publicou em seu jornal a seguinte declaração:
"No universo dos consumidores de eletrônicos é grande a agitação com a novidade do ano, a TV em 3D. Embora a tecnologia osse considerada inicialmente não convencional e sem futuro, agora, graças a popularidade do filme Avatar, os fabricantes competem para levar a imagem multidimensional a sala de estar."
O filme não só revolucionou o cinema, como também trouxe o mais recente "boom" digital.
As grandes bilheterias destes filmes demonstraram a aceitação do público, e de como esta ferramenta é certeza de lucro.
Já podíamos esperar que após todo o sucesso que gerou, os outros dispositivos eletrônicos seriam os próximos alvos, há uma correria do mercado tecnológico sobre como adaptá-la para outros meios.
Atualmente a tecnologia 3D se tornou uma ferramenta essencial, não são apenas as grandes montadoras automotivas e de aeronaves que pedem modelos em 3D a seus fornecedores. Empresas predominantes no mercado também estão fazendo o uso desta ferramenta.
Os anúncios da Panasonic e de outros fabricantes como a Mitsubishi, Toshiba, Sony e Philips indicam que os consumidores poderão comprar muitos produtos 3D diferentes: televisores, aparelhos de Blue-ray, video-games e até mesmo cameras.
Existe uma maior conscientização sobre o 3D, e isto acaba gerando mais aceitação do público. Este recurso possibilita uma transfomação do que conhecemos por tecnologia, através de suas extensões, e esta mudança esta acontecendo em um curto espaço de tempo, já que temos lançamentos ainda para este ano.
O momento que estamos vivendo, permite criar o que era tido como futuristico demais, não estamos ainda voando para outras galáxias a borde de naves com a velocidade da luz, mas já temos ao alcance de nossos olhos imagens que saltam de telas de cinema, e todas as extensões desta ferramenta chamada 3D em outros dispositivos, e isto não é apenas cogitação, é real.
É somente a capacidade humana de se reinventar, de buscar no que era velho o novo, como aprimoramento do 3D, uma ferramenta que está viabilizando a transformação do que conhecemos e do desconhecido e que estas mudanças sempre trazem algo novo que chamaram nossa atenção novamente, porque afinal as nossas extensões não se limitam a nós, elas sempre se expandem, é só aguardar.
Referências:
Mara Queiroz
Será que o "ressurgimento" do 3D não serve para manter por mais um tempo o velho modelo de negócios que fez as grandes majors norte-americanas do audiovisual construírem fama e fortuna no século XX?
ResponderExcluirE também para tentar deter a pirataria em home video e na internet de filmes?
Com o 3D os filmes ficam mais reais e interessantes de se ver. Um recurso que vem sendo cada vez mais usados pelos cineastas. E com certeza esse recurso ajuda a acabar com a pirataria, pois as pessoas se sentem atraídas por essa tecnologia que é o 3D e que não poderão ver se utilizarem um filme pirata.O 3D acaba sendo uma boa arma contra a pirataria.
ResponderExcluirAdriana Felix de Santana