No livro “Sonho de Mallarmé”, é explicito o não contentamento de Mallarmé com o término de um livro, fazendo que se escreva um outro mostrando o seu modo de ver o mundo. Como no final do século XIX ainda não existia a internet, fez com que não pode conhecer essa nova tecnologia.
O blog pode usar tudo aquilo que Mallarmé já fazia, no mundo da literatura, só que a única diferença é que vai sair do papel e tornar digitalizado, para tela de um computador, indo para uma rede social.
O chamado blog, que é um espaço para as pessoas mostrarem as suas ideias, conhecimentos e opiniões, é o que ele queria fazer, mas não podia por que vivia no século passado e estamos no século XXI.
Cada um tem uma ideia diferente sobre o blog (que tem origem da palavra “webblog”, significa navegar pela internet) e como ele é utilizado, não apenas para expressar idéias, opiniões ou algo do tipo, há muitas maneiras de ser utilizado.
Todos nós gostamos de compartilhar novidades com as outras pessoas, e mostrar para todos o que fazemos, então fazendo um blog e contando as nossas histórias e aventuras.
Um estilo de blog que mais vemos na rede da bloguesfera são os famosos “diários de bordo”, as pessoas não escondem mais os seus segredos em diários e sim mostram para o mundo.
Como também espalhar suas opiniões sobre alguma notícia, artigo ou uma critica de um livro, vejamos no vídeo como isso pode ser feito:
Para saber os números de visitantes no blog, é só colocar um contador de visitas, você vai saber quantas pessoas passaram pelo seu blog, fazendo com que ele seja popular entre outros blogs existentes.
Muitas pessoas se beneficiam com o blog, que está cada vez tem mais espaço entre as mídias, vemos isso na série Gossip Girl a garota do blog, uma jovem misteriosa fala da vida dos adolescentes que vivem na cidade de Manhattan, EUA. Todos tentam descobrir quem é que fala sobre a vida deles, mas ninguém sabe.
Existe alguns blogs nos meios de comunicação, como os colunistas de sites, revistas, jornais e entre outros, o utilizam para deixar a sua opinião sobre política, música, arte e etc.
E as empresas de grande, médio e pequeno porte usam o blog para conhecer mais os seus clientes, ver o que eles precisam, e para conquistar novos clientes. Lançam novos produtos e divulgam as promoções de vendas. Procurando sempre inovar, e que eles conheçam a história da empresa e que fazem parte disso.
São grandes os benefícios que o blog traz para a população tornando cada pessoa mais próxima ao seu ídolo. No caso elas acompanham os blogs das celebridades.
Elas acompanham tudo o que os artistas fazem ou deixam de fazer, se mantendo próximo do artista que tanto admira, podendo dar a sua opinião sobre a vida da celebridade.
As celebridades usam o blog para ter contado com os fãs, saber se estão gostando de seu trabalho, comentando sobre seus shows, tudo para que o ídolo acompanhe o reconhecimento de sua carreira.
Existe vários tipos e estilos de blogs, o que agradam os internautas, que muitas vezes ficam mais na internet do que na televisão, é mais fácil de ter conhecimento em blog do que vendo na TV, pois muitas vezes a notícia está mal colocada ou mal interpretada.
Blog é muito simples de fazer, tendo uma conta google facilita para quem quer criar um, pois os sites que disponibilizam gratuitamente é o blogger e wordpress, que tem o maior número de blogueiros.
Com isso esse universo da blogesfera se expande mais, pois a cada dia um blog está sendo criado e concorrendo com os outros mantendo a audiência de números de visitantes. Em pesquisa feita pelo site de Blog Technorati do Brasil realizado em dezembro de 2007, são 112 milhões de blog.
Por isso blog é a ferramenta mais utilizada e popular da internet.
Se Mallarmé pudesse viver isso no século XXI, ele ficaria surpreso com as qualidades que essa ferramenta nos traz, podendo criar novas histórias sem nenhum problema, por que é por capitulo, ou seja de um livro digitalizado e de fácil acesso.
As pessoas podiam conhecer mais sobre esse sonho, do livro sem fim, que nunca tivesse um final, sempre teria um recomeço uma nova história, que Mallarmé deve a chance de mostrar o que pensa do mundo entre outras idéias.
Referências
Livro: Maquina e Imáginario - O Desafio das Poéticas Tecnológicas
http://colunistas.ig.com.br/metablog/2006/02/16/micro-glossrio-de-blogs/
http://www.dihitt.com.br/barra/o-que-e-um-blog-e-para-que-serve-1
Imagens
http://api.ning.com/files/x9rNHipfkZNwuQSQTSTkNyLpguL23moX7JlABImRNgKbofe*cuuN9-4qVVeZPJnV6NV3z5I1ZU7T3BP8x-1rmLDvTPYfzGd*/gossip_girl.jpg
Viviane Moraes Fonseca
RA 1577662
È realmente o blog é um tipo de rede social muito usado atualmente, como meio de duvulgação de produtos, blogs pessoais de celebridades entre outros,como diz a Viviane todos nós gostamos de compartilhar novidades com as outras pessoas, e mostrar para todos o que fazemos, mais esse fato pode ter também um lado ruim que seria o fato de antes desse tipo de rede social existir as pessoas tinham mais privacidade,hoje por meio de um blog da pra saber o que a pessoa faz, e até o que ela pensa sobre um determinado assunto, o que nem sempre é uma coisa boa.
ResponderExcluirRealmente com o blog as pessoas deixam de ter suas privacidades, pois é um meio de comunicação sem controle onde você esta se expondo e falando sobre sua vida pessoal. Mas também é um ótimo meio para divulgação de produtos e serviços, porque muitas pessoas visitam os blogs diariamente o que pode beneficiar muito o trabalho das empresas.
ResponderExcluirAdriana Felix de Santana