O desenvolvimento da tecnologia nos traz técnicas cada vez mais apuradas que nos permitem uma imersão no conteúdo que nos é exibido. Isto está acontecendo tanto dentro da própria internet, com o aperfeiçoamento das redes sociais e métodos de tentarem transformar aquele canal cada vez mais real, como também no cinema.
James Cameron inovou com a tecnica 3D nos cinemas quando mostrou o “armagedom em Pandora” com o filme AVATAR. O filme demorou quase uma década para ser construído, talvez pela dificuldade real de produção, ou por virtude de estarem aguardando um momento ideal para ser lançado o qual trouxesse um maior retorno financeiro. Embora sua história tente trazer uma série de conceitos e fundamentos para que também seja considerado um filme cult o que realmente nos chama a atenção são as imagens pois a sensação ao assistir o filme em 3D é que o mundo de Pandora realmente existe, todos os animais, plantas e personagens estão vivos em sua frente, ou melhor, não mais só em sua frente e sim ao seu lado, acima de você, atrás e ao redor, em muitas cenas podemos pensar em até toca-los.
A computação gráfica demonstrada é realmente digna de elogio, as texturas dos objetos, cores profundidade foram estudadas para que chegassem ao mais próximo do que se poderia considerar “real”.
"A técnica usada no cinema 3D se chama estereoscopia e consiste em captar a mesma imagem em dois ângulos diferentes alinhados horizontalmente."
http://blog.hipertacular.com/wp-content/uploads/2010/01/Perspective.jpg
O que esta nova tecnologia pode nos oferecer é incontável. As imagens que vemos nas TV’s em nossas residências podem sofrer mudanças e nos mostrar outras maneiras de encantar, seduzir e vender. Até mesmo os celulares podem algum dia adotar a tecnologia 3D e em união a videoconferência nos colocar cada vez mais próximo das pessoas.
Existe um projeto para que alguns dos jogos da Copa do Mundo deste ano sejam exibidos em 3D
Com o cinema 3D podemos ver mais uma extensão de nosso corpo e cria um ambiente e nos insere totalmente nele, uma outra realidade é criada. Isto já foi apresentado em vários livros de ficção científica como "Neuromancer" (William Gibson), "Fundação", "Eu, Robo" (Isaac Assimov) e também podemos por associação efetuar um paralelo entre as idéias de Aldeia Global de Marshall McLuhan, onde conforme o avanço das décadas nós vamos ficando cada vez mais dependentes da tecnologia, criando ambientes virtuais e outras personalidades e deixando de lado o que nos torna seres humanos, o poder de interação física e emocional.
Ridley Scott em 1982 lançou nos cinemas o filme Blade Runner, baseado no livro escrito por Philip K. Dick. O filme demonstra de maneira clara a visão cyberpunk da época de 80, o conceito de maquinização dos seres humanos e também a perca de sua individualidade. No filme são apresentados os replicantes, andróides criados pela corporação The Tyrell. Os replicantes eram quase iguais no nível de inteligência que possuímos, mas superiores
Não sabemos o limite que vamos atingir para nossa para a virtualização. Talvez num futuro muito próximo estejamos vivendo
http://omelete.com.br/cinema/critica-avatar/
http://blogs.estadao.com.br/link/tv-3d-e-a-copa-do-mundo/
http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/famecos/article/viewFile/5774/5136
http://blog.hipertacular.com/2010/02/07/como-funciona-o-cinema-3d/
Links relacionados:
>>Trailer do filme Blade Runner
http://www.youtube.com/watch?v=J_hYs1jBy8Y
>>Trailer do filme Matrix
http://www.youtube.com/watch?v=UM5yepZ21pI
>>Matéria da Folha Online sobre ciberespaço.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u39543.shtml
Fazendo uma comparação com o filme "Os Sonhadores" de Bertolucci, a tecnologia 3D nos coloca exatamente como os personagens, fascinados e devorados pela imagem. A interatividade com a imagem é cada vez maior e cada dia nos surpreende mais, e em breve quem sabe, já estaremos literalmente nesse mundo virtual podendo não só ver mas também tocar e sentir as sensações das imagens.
ResponderExcluirFazendo uma ponte no o Alfredo disse estamos sem dúvida alguma presos por as extenções da tecnologia e falando especificamente na 3D onde temos a liberdade de viarjarmos, quero dizer colocar em prática o discurso dialógico que vivenciamos e vimos ao longo de vida.
ResponderExcluirFabiana da Silva Gomes
Ra:1940848
Acho muito bacana a tecnologia 3D faz com que nos tenha uma maior empolgação para ver o filme e se sentir dentro como se fosse parte do elenco.
ResponderExcluirPor: André Dorico
Ra: 1645862
A tecnologia 3D existe desde os anos 50 do século XX. Pura jogada de marketing de Hollywood para tentar deter a pirataria e postergar mais um pouco o modelo de negócios que rendeu ao cinema norte-americano muito dinheiro.
ResponderExcluirDe quem é este post? Não tem identificação.
Este post é meu. Alfredo Bechara. Ra:1890531
ResponderExcluirEsqueci de acrescentar o nome no final.