A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.
Com o surgimento da World Wide Web, esse meio foi enriquecido. O conteúdo da rede ficou mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons. Um novo sistema de localização de arquivos criou um ambiente em que cada informação tem um endereço único e pode ser encontrada por qualquer usuário da rede.
Com o surgimento da World Wide Web, esse meio foi enriquecido. O conteúdo da rede ficou mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons. Um novo sistema de localização de arquivos criou um ambiente em que cada informação tem um endereço único e pode ser encontrada por qualquer usuário da rede.
Desde a criação do microprocessador, a velocidade dos computadores vem duplicando a cada 18 meses, fenômeno conhecido como Lei de Moore. Segundo Gordon Moore, que propôs a lei já em 1965 (a hipótese original era dobrar a cada 12 meses), uma das razões possíveis para essa regularidade é a especulação: "as pessoas sabem que têm que permanecer naquela curva para continuar competitivas, então, esforçam-se para que ela aconteça", afirmou numa entrevista para a revista norte-americana Scientific American.
Moore prevê que essa regularidade se mantenha ainda por vários anos, talvez dez. Porém, ela não pode durar para sempre, pois a miniaturização só pode prosseguir até que os componentes tenham dimensões atômicas.
A revolução trazida pela rede mundial possibilita que a informação gerada em qualquer lugar esteja disponível rapidamente. A globalização do conhecimento e a simultaneidade da informação são ganhos inestimáveis para a humanidade.
A Internet tem contribuído fortemente para uma total mudança nas práticas de comunicação e, conseqüentemente, educacionais. Na leitura, na forma de escrever, na pesquisa e até como instrumento complementar na sala de aula ou como estratégia de divulgar a informação.
Deixamos as pesadas enciclopédias de lado e substituímos seu uso pelas enciclopédias digitalizadas e pela consulta a portais acadêmicos virtuais. Passamos a utilizar sistemas eletrônicos e apresentações coloridas para tornar as aulas mais atrativas e, muitas vezes, deixamos de lado a tradicional lousa e giz. Muitos trabalhos passaram a ser subsidiados pelas informações disponíveis na rede mundial e, com isso, trouxeram benefícios e riscos, mudando as tradicionais formas de aprender e de ensinar.
Alguns itens importantes:
· A Wikipédia já é a maior enciclopédia do mundo. Então, para a maioria das pessoas que nunca tiveram acesso à enciclopédia Britânica, por exemplo, agora pode consultar livremente o que quiser na Wikipédia.
· A educação a distância é uma realidade no Brasil com inúmeros cursos de graduação e pós-graduação à distância.
· Livros gratuitos na internet, blogs dos mais variados assuntos, serviços de mapas e passeios virtuais que permitem você conhecer diversas cidades, como: Roma, Milão, Nova Iorque, entre outras.
Essas novas tecnologias fazem com que as pessoas tenham que se atualizar e cada vez mais se tornar adeptos da internet, já que com ela temos acesso a vários assuntos onde quer que estejam localizados de uma forma mais simples e rápido.
A internet é um meio de comunicação que mais cresce por ter uma comunicação mais direta com o seu publico. Cada vez mais as pessoas estão tendo acesso fácil às tecnologias no seu dia a dia.
A comunicação por meio da internet tem um alcance muito grande fazendo com que pessoas de vários países se comuniquem com um simples click. Tornando-as emissoras e receptoras de mensagens. Ligando milhões de pessoas conhecidas ou não para discutirem um mesmo assunto.
A internet nos propõe extensões de nosso próprio corpo, podemos ver os acontecimentos do mundo sem necessariamente estarmos lá, podemos dar nossas opiniões sem censuras já que não se tem um controle sobre as pessoas e o que elas dizem.
Essa máquina faz com que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer lugares que talvez jamais possam visitar suas culturas e crenças. Por isso nós estamos vivendo na chamada Era da Informação.
Fontes: http://www.comciencia.br/reportagens/internet/net06.htm
http://www.metodista.br/jornal-metodista/78/a-evolucao-das-novas-tecnologias-na-educacao/
http://www.luis.blog.br/importancia-da-internet-na-sociedade.aspx
Feito por Adriana Felix de Santana
Quem diria, o que foi criado com o entuito de ajudar nas Guerras, hoje também faz parte de estratégias, porém mercadológicas. É como se esta extensão já nascesse conosco, já faz parte de nosso corpo. Ferramenta imprescíndivel.
ResponderExcluirNem Mallarmé acreditou que um dia seu livro poderia tornar-se realidade, e hoje já faz parte do nosso dia-a-dia. A era digital chegou e uma das suas maiores invenções foi a internet.
ResponderExcluirFabiane Roschel disse.........
ResponderExcluirO que dizer da evolução da internet? Para quem viveu sem "ela" nos anos 70,80 e meados dos anos 90 não imagina quanta diferença nos traz hoje em nosso dia-dia.A agilidade de informações que temos ao consultar a internet não tem preço, num piscar de olhos conseguimos obter informações que outrora nem por sonho teríamos em nossas mãos em tão pouco tempo. Enfim, graças à Deus e alguns homens que criaram esta ferramenta tão importante mesmo sem intenção e imaginar o que "ela" causaria em nossas vidas.
Concordo com a Fabiane, atualmente tudo o que buscamos tem muito mais fácil acesso por causa da internet, há algum tempo atras ela nem existia e atualmente é muito difícil imaginarmos como seriam nossas vidas sem ela.
ResponderExcluirEssas criaturas que criamos são extensões para facilitar nossas vidas, mas isso se torna narcotizante, viciante.
ResponderExcluirA cada dia queremos mais e mais inovações, mais agilidade e isso não vai mais parar pois já estamos viciados em novas tecnologias.
Débora Prioste de Castro
RA: 1906381
A internet nos proporciona diversas informações e facilita nossas vidas, se tornou extensões de nos mesmos, com a facilidade de pesquisa e informações e até mesmo encontra aquele parente que ha anos ficamos sem ver.
ResponderExcluirSem internet acho que não ficariamos nem 1 minuto, nos tornamos totalmente dependentes, na verdade virou foi um vicio, temos tudo ali no ato em apenas em um "Click".
Por: André Dorico
Ra: 1645862
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA internet e meio de nos interagir com mundo e com as pessoas, podemos dar nossa opinião sobre algo, pesquisar algo,falar com outra pessoa de outro país,fazer compras etc, resumindo é mundo sem limites.
ResponderExcluirFabiana da Silva Gomes
Ra:1940848
A internet e meio de nos interagir com mundo e com as pessoas como dar nossa opinião sobre algo, pesquisar algo,falar com outra pessoa de outro país,fazer compras etc, resumindo é mundo sem limites.
ResponderExcluirFabiana da Silva Gomes
Ra:1940848
Cara,
ResponderExcluirQuando você citar trechos de texto em um trecho seu abra e feche aspas e indique quem é o autor da frase e de que livro ou periódico você está tirando o referido trecho.
Creio que faltou um pouco mais de aprofundamento, não?