Aldeia Global

Aldeia Global
Imagem retirada do Blog de Mario Matos, clique na foto para seguir ao link.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Caos no transporte coletivo


São Paulo vive um caos diário, pela manhã é quase impossível se locomover pela cidade e chegar a seu destino dentro de um prazo programado, isso se torna possível caso se antecipe no mínimo duas horas antes de seu horário, caso contrário se torna impossível.

Se não bastasse este estresse pela manhã, o retorno acaba se tornando ainda pior, a hora do rush em São Paulo tem início por volta das 17h00min, trabalhadores e estudantes se misturam em pontos de ônibus, ou estações de metrô, sonhando em chegar o mais breve possível em sua residência, ou local de estudo.

Já não bastasse o caos cotidiano da cidade, hoje as pessoas que moram em São Paulo vivem um caos ainda maior no transporte coletivo nos dias de chuva.

Devido às chuvas, as pessoas sem ter como utilizar alguns meios de transportes, se dirigem às estações do Metrô, onde ficam completamente lotadas, deixando assim evidente que o sistema do Metrô não tem um plano de ação imediato para suportar toda essa população que tenta de qualquer forma embarcar. Dentro dos trens o que se vê são pessoas suando dos pés a cabeça, passando mal, quase sem fôlego, pois os trens e metrôs não seguem com a velocidade habitual.

E o que se pode fazer?

Ligar no número 156, enfrentar dezenas de números do URA para enfim conseguir um número de protocolo que não vai adiantar em nada?

Talvez for pessoalmente à SPTRANS para reclamar, e ouvir um sonoro "faremos o possível, aguarde mudanças em breve”?

O fato é que qualquer que seja a atitude a ser tomada pelos milhares de usuários do transporte público, o único sentimento que nos resta é o de solidão e abandono, regados pelo desprezo que a Prefeitura tem para com seus contribuintes.

O desprezo é tanto que até mesmo uma senhora com bengala têm que esperar por “alguns” minutos (por entenda muitos) para que seu ônibus passe, sem o apoio necessário a ela, a deficientes físicos e idosos.

Existe solução para o problema, basta querer.

Que tal parar de gastar milhões em carros particulares que carregam a placa da prefeitura e começar a se preocupar em quem realmente precisa?

Pelo preço que é pago (R$ 2,70) pode haver melhorias na infra-estrutura, isso sem contar os impostos.

Se tivessem melhorias no transporte público, os motoristas deixariam seus carros na garagem e passariam a utilizar-se dele, garantindo a diminuição dos gases poluentes na atmosfera e não contribuindo com o aquecimento global, além de diminuir o trânsito caótico dessa cidade.

Isso resultaria em melhor qualidade de vida e diminuição da poluição, puxando assim o início de um fio que poderia resultar no desfecho de um nó que tende a cada vez mais piorar, caso nada seja feito.

É este o transporte que os governos municipais e estaduais oferecem a população que sempre acata calada os aumentos das passagens e mesmo àqueles que reclamam e lutam por seus direitos, não há acordo, só sobram tiros de borracha, bombas de efeito moral e a tristeza de perceber mais uma vez que sua voz não tem poder.


Luis Marcelo Bezerra
RA:1906461

3 comentários:

  1. Com certeza é uma falta de respeito para com a sociedade. As mudanças nos transportes públicos são feitas, é totalmente visível, uma mão de tinta na lateral dos ônibus(aparência de novo mas não é), o indoor publicitário(te distrai enquanto suas pernas pedem descanso), o ar-condicionado no metrô(lotado mas refrescante), e por fim o aumento da condução(salario mínimo aumentou, o feijão e o arroz também, por que não a condução?).O que parece é que já estamos acostumados com essa situação e a "ignorancia" de muitos faz com que os mesmos sejam re-eleitos.

    ResponderExcluir
  2. E também concordo com o Luís Marcelo,e ressalto mais os planos de expansão de trens e estações novas que é divulgado nos comercias pela TV, nos próprios trens novos e bacana ter essa expansão mas os trens e estações que precisam de melhoria e mais as transportes que não suportam as pessoas em de chuvas,como ficam em segundo plano,e como ele diz apesar de algumas pessoas reclamarem de nada se adianta. A vários erros de comunicação no governo para com a população que precisa ser resolvido.

    Fabiana da Silva Gomes
    Ra:1940848

    ResponderExcluir
  3. Realmente o transporte público está totalmete abandonado as pessoas se apertam dentro dos ônibus para chegar nos seus destinos, e o pior de tudo é que pagamos 2,70 RS pela viagem que se torna um sufôco, sem falar nos trombadinhas que se aproveitam da situção e cometem furtos tirando o pão de mais uma familia.

    Por: André Dorico
    Ra: 1645862

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog