A internet é um dos meios mais utilizados atualmente. O número de pessoas que possuem algum vínculo com a internet aumenta cada vez mais. Visando esta realidade, que só tende a se desenvolver e se ampliar, precisamos repensar além de tudo, o sujeito que a freqüenta, verificando que ele é o autor da mesma.
A facilidade de comunicação entre as pessoas é imensurável. Não é mais necessário sair de casa para se relacionar. No momento em que qualquer pessoa se torna um agente emissor em meio virtual, o número de informações e opções que o receptor tem para escolher, diante de tamanha ramificação gera inúmeras possibilidades.
Podemos levar em conta então, que esta grande evolução tenha a ajuda das redes sociais que vem se alastrando e ganhando cada vez mais espaço, até mesmo como defende Pierre Levy em seu livro “Cibercultura”, que por meio deles as pessoas se relacionam, procuram afinidades, ou até mesmo buscam conflitos que desenvolvam conceitos ou outras idéias.
Analisando-se então alguns desses fenômenos de redes sociais, levemos em consideração o Orkut. É instrumento de ponto de encontro no meio virtual. Desde o ano de 2004 é um dos grandes centros na internet. As pessoas compartilham informações, trocam fotos, procuram por pessoas com interesses comuns, mas acima de tudo transformam suas vidas em algo público. O que pode ser sinônimo de perigo. Pois tudo sobre você está no meio virtual, podendo ser acessado por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Nossos dados que anteriormente eram pessoais, agora são divulgados e expostos a todos.
Não somente o Orkut é passivo de tornar a vida pública. E sim todas as redes sociais, as quais podemos citar como grande exemplo: Facebook, MySpace, Sonico, Haboo, Twitter, entre outros. É sem dúvida um importante meio de comunicação, que cada vez mais alavanca e ganha espaço.
Devido ao grande sucesso e a repercussão, as empresas também utilizam deste meio para alcançar seus objetivos. Existem milhares de pessoas conectadas, por este motivo o alcance é enorme. Devido a isto são encaradas como mais um instrumento de trabalho e levadas mais a sério. Tão a sério, que podemos citar como exemplo o prêmio “Oscar” do Twitter. O jornalista William Bonner e a cantora Ivete Sangalo receberam o prêmio Shorty Awards, na categoria jornalista e música, respectivamente.
Alguns outros dados relevantes:
- 72% dos entrevistados só começaram a utilizar ferramentas de redes sociais em empresas há dois meses (o que reforça a oportunidade de negócios que há envolvendo redes sociais);
- 81% acreditam nos benefícios gerados pela exposição da marca e produtos nas redes sociais e na oportunidade de construir novas relações comerciais (encontrar parceiros para negócios, por exemplo);
- O Twitter é a rede social mais utilizada como ferramenta de marketing (86%), seguido de blogs (79%), do LinkedIn (78%) e do Facebook (77%);
- Donos de seus próprios negócios (90%+) são mais inclinados a utilizar redes sociais como ferramentas de marketing, do que quem é funcionário de alguma empresa (81%);
- 88% dos entrevistados já empregam redes sociais para fins de marketing;
- 39% usam redes sociais durante mais de 10 horas por semana;
- 64% usam as redes sociais durante 5 horas ou mais por semana.
Segundo Mauro Segura, consultor da IBM, existem 10 razões para se adotar as redes sociais dentro das empresas, sendo elas: acesso rápido e fácil ao conhecimento(todos com acesso a internet podem verificar as informações); o seres humanos adoram redes sociais(mais de 80% de brasileiros que possuem acesso a internet possuem algum tipo de rede social); a inovação aparece; quebra da barreira geográfica(em qualquer lugar do mundo se vê a mesma informação); quebra da barreira hierarquia; comunicação direta sem intermediários; identidade pessoal; referencias; políticas de portas abertas; e por fim, tecnologia simples e fácil. As consideremos então como Mídias Sociais, pois não são mais apenas “Redes Sociais”, são ferramentas de trabalho de inúmeras empresas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Não gera custos as empresas, e possui uma grande eficácia. Além disso, potencializa a inteligência coletiva, citada por Pierre Levy.
By João Paulo Marim
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u702299.shtml
http://www.mmonline.com.br/noticias.mm?url=E_o_Oscar_vai_para..._as_midias_sociais&origem=home
http://www.justale.com.br/visao/2009/03/26/o-uso-das-redes-sociais-por-empresas/
http://br.hsmglobal.com/notas/54285-10-raz%C3%B5es-adotar-redes-sociais-nas-empresas
Cada vez mais, as grandes empresas procuram seus candidatos a vaga de trabalho pelas redes sociais, que faz as pessoas a terem boas imagens diante disso. E grandes empresas dependendo de ser de pequena, média ou de grande porte se favorecem com tudo isso.
ResponderExcluirViviane Moraes - RA 1577662
É verdade as pessoas se comunicam muito mais pela internet, como você mesmo disse não é mais necessário sair de casa para se comunicar. Do mesmo prédio as pessoas utilizam do MSN para conversar e contar suas novidades, tornando suas vidas cada vez mais distantes, sendo que são apenas vizinhos.
ResponderExcluirConcordo também com o risco que fazemos do mau uso dos meios de comunicação, tornando nossas vidas em algo público, colocando em um livro aberto, ao criar albuns de fotográfia no ORKUT, e em outros sites de relacionamentos.
Por: André Doricco
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs redes sociais tem um lado muito bom, podemos nos comunicar com as pessoas distantes ou que não vemos a algum tempo, de uma maneira rápida e pratica.
ResponderExcluirPor exemplo eu que tenho um primo que é muito amigo meu que esta morando no Japão agora, e nós nos falamos sempre pelo orkut, e no álbum dele eu posso vê um pouco de como esta a vida dele sabe, isso é muito legal.
Porem com essas redes sociais esta surgindo uma nova “moda” entre os adolescentes que se chama fake, que são pessoas que fingem ser outras pessoas, e isso é muito ruim por que não da para se saber se você esta falando quem uma pessoa que diz ser de um jeito sendo que ela pode perfeitamente ser de outro jeito. Por exemplo minha prima e minha irmã têm fake, e tipo elas são viciada nisso, o dia todo no computador usando orkut e MSN para falar com pessoas que dizem ser amigas delas, sendo que pode muito bem ser um adulto pedófilo não sei e a pessoa acaba sabendo um pouco da vida delas e isso é uma coisa que me preocupa muito.
Felipe Alves de Souza
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirApesar do perigo que ela nos oferece ao nos expor como o João diz , hoje ela está se tornou uma ferramenta de trabalho nas empresas e dou exemplo, ontem estava assistindo o programa do Raul Gil onde tem aquela parte de jovens talentos no qual os jurados cada tinha um notebook e todos conectados ao twitter todos estão entrando nessa nova onda de se comunicar e interagir e compor uma inteligência coletiva.
ResponderExcluirFabiana da Silva Gomes
RA:1940848
Caros,
ResponderExcluirSerá a internet apenas mais um meio de espetacularização.
Gosto do post João, mas você poderia ter expostos mais suas ideias. Quando começou a ficar bom você parou. rs
Título mais criativo meu caro!
E ao citar dados relevantes escreva: Segundo a fonte tal....