Aldeia Global

Aldeia Global
Imagem retirada do Blog de Mario Matos, clique na foto para seguir ao link.

quarta-feira, 31 de março de 2010

TV Digital

Primeiramente é preciso saber o que é a TV digital, quando e onde surgiu esse termo. O coordenador do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP, Marcelo Knörich Zuffo em uma cerimônia realizada no dia 29 de junho no Palácio do Planalto, em Brasília, para anúncio oficial da escolha do modelo japonês de alta definição para a TV digital brasileira concedeu uma entrevista que seria publicada pelo jornal da USP, falou a respeito da TV Digital no Brasil e os desafios que despontam na atualidade.

Segundo as palavras de Zuffo a TV digital surgiu no Japão, quando começaram a trabalhar o conceito de Alta Definição. Devido aos altos custos da tecnologia as pesquisas permaneceram paradas por 20 anos, quando ocorreram avanços importantes na decodificação multimídia, uso da internet, surgimento dos arquivos MPEG, novos tipos de monitores, como o plasma.

Com os avanços e o grande mercado que despontava no cenário, a concorrência se acirrou, ocorrendo rupturas entre japoneses, europeus e norte americanos em busca da patente do novo negócio. Desde 1995, quando os EUA patentearam a TV Digital, japoneses e europeus saíram em busca de seus próprios caminhos, afirma Marcelo Zuffo.

Marcelo Zuffo diz se vale a pena ou não migrar da TV analógica para a TV digital, Marcelo usa o termo “uma coisa puxa a outra” para explicar, segundo ele as tecnologias novas deverão fazer parte dos currículos de faculdades de comunicação, engenharia e outros envolvidos com a produção audiovisual. A academia e poder público deverão começar a discutir as alterações urgentes a serem feitas no sentido de fiscalização e aspectos legais da nova tecnologia e todas as suas vertentes na internet, por exemplo. Portanto, se não se implanta a TV, se impede o crescimento, o desenvolvimento e o alinhamento do país com o que já está acontecendo nas entrelinhas da internet e desbancando grupos de comunicação estruturados em todo o país.

Já que essa migração é tão importante para o desenvolvimento do país, é preciso saber o que muda para os telespectadores, Marcelo Zuffo diz que vai depender do que dermos conta de exigir em lei. O povo só vai aderir se chegar até ele antes, se souber do que se trata, se compreender do que se trata. Ou vai, mais uma vez, só engolir, sem ao menos saber do que se trata hoje no Brasil, o serviço de radiodifusão é uma concessão, mas já se cristalizou de tal forma, que não se cogita discutir se realmente se quer esses permissionários estão cumprindo os seus deveres mínimos, previsto na legislação de mais três décadas atrás.

As emissoras publicam o que querem em nome do IBOPE, um telespectador completamente apático, indefeso em relação aos conteúdos que recebe. Ele só pode, dizem muitos, apregoando o direito de escolha, apertar o botão de liga/desliga ou mudar o canal. E quanto a TV paga ou TV a cabo muitos reclamam da falta de diversidade, ou seja, é praticamente a mesma coisa o conteúdo muitas vezes é repetido em ambas.

Hoje na internet, podemos entrar no portal da Globo e, depois de um dia exaustivo, montar nossa própria programação. Claro, se for assinante da Globo.com, tenho acesso a boa parte dos conteúdos. Se não fico sujeita só ao que eles querem publicar como sendo do interesse público. Ninguém regula isso, o que deve ou não ser publicado abertamente, de graça.

Se não tivermos conteúdos novos, de nada adianta. Tudo vai ser feito, mas se não nos anteciparmos em mudar e definir melhor as grades de programação das TVs seja elas abertas, pagas, digitais, podcasts: é o mesmo que nada. A esperança, realmente, está na seriedade com que os governantes abrirem esses debates com a sociedade. A seriedade como os jornalistas enfrentarão os lobistas. A seriedade como os criativos da comunicação trabalharão novos formatos.

Para uma tecnologia como essa nos ser útil é preciso interagir com ela e saber exatamente do que se trata, já que tudo isso é criado para facilitar e melhorar a vida de todos nós e não apenas segundo palavras do professor Marcelo Zuffo ser “engolido”, se a tecnologia esta nos oferecendo isso tudo é preciso que nós também saibamos como receber toda essa informação para fazer um bom e adequado uso do que nos está sendo oferecido.

Esse vídeo consiste em uma chamada da emissora rede globo anunciando a nova tecnologia da TV digital.

TV digital nos celulares

Após muitas campanhas publicitárias prometendo televisão a qualquer hora e em qualquer lugar, o Sistema de Televisão digital Brasileiro aberto e livre de custos finalmente está se solidificando. Até o momento, as operadoras se apoiavam em seus serviços de transmissão de dados (EV-DO e GPRS) ou de voz para efetuarem a difusão dos canais para seus clientes. Além do problema da compatibilidade e do alto custo para os usuários (que se viam forçados a aderência de um plano de dados), faltava também legalização, pois não estavam previstas quaisquer regulamentações pela ANATEL, sendo o conteúdo transmitido por meio de adaptações.

A imagem da TV no celular também será digital já que o sinal aproveitado é o mesmo emitido para as transmissões digitais convencionais de televisões. Sendo assim, basta ter um aparelho compatível com o serviço para receber a transmissão pela antena, sem pagar absolutamente nada, em um canal adequado de comunicação.

São necessárias mudanças especiais aos aparelhos, o que não é de todo ruim, haja vista que no Brasil a recepção e exibição da imagem nos portáteis serão superiores à dos demais modelos.

Mesmo com toda uma frente pensada para isso, há a possibilidade de perda de detalhes nos aparelhos portáteis. Isso se dá principalmente pela queda de tamanho em relação às TVs convencionais. Detalhes que já são pequenos na televisão de alta definição ficarão praticamente invisíveis em suas mãos.

Outro problema que as fabricantes devem encarar (e que afetará diretamente os usuários) é a duração de bateria. Celulares dotados do recurso devem ser mais inteligentes no consumo e dotados de baterias mais eficazes, proporcionando ao usuário cerca de 3 horas e trinta minutos contínuos de programação.

Esse tipo de tecnologia nos permite assistir nossas programações favoritas em qualquer lugar e não apenas em casa em frente a nossa TV convencional, podemos assistir TV a caminho do trabalho no ônibus ou metrô, em uma sala de espera, entre outros, o que é excelente para nós publicitários que teremos nossas propagandas ainda mais assistidas.

Vídeo da propaganda da Vivo anunciando a nova tecnologia da TV digital no celular:

Letícia Aparecida

Fontes:

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/tv_digital/afinal_o_que_e_tv_e_o_que_e_digital

http://www.baixaki.com.br/info/1651-tv-digital-nos-celulares.htm

terça-feira, 30 de março de 2010

Redes Sociais/Mídias Sociais







A internet é um dos meios mais utilizados atualmente. O número de pessoas que possuem algum vínculo com a internet aumenta cada vez mais. Visando esta realidade, que só tende a se desenvolver e se ampliar, precisamos repensar além de tudo, o sujeito que a freqüenta, verificando que ele é o autor da mesma.


A facilidade de comunicação entre as pessoas é imensurável. Não é mais necessário sair de casa para se relacionar. No momento em que qualquer pessoa se torna um agente emissor em meio virtual, o número de informações e opções que o receptor tem para escolher, diante de tamanha ramificação gera inúmeras possibilidades.


Podemos levar em conta então, que esta grande evolução tenha a ajuda das redes sociais que vem se alastrando e ganhando cada vez mais espaço, até mesmo como defende Pierre Levy em seu livro “Cibercultura”, que por meio deles as pessoas se relacionam, procuram afinidades, ou até mesmo buscam conflitos que desenvolvam conceitos ou outras idéias.


Analisando-se então alguns desses fenômenos de redes sociais, levemos em consideração o Orkut. É instrumento de ponto de encontro no meio virtual. Desde o ano de 2004 é um dos grandes centros na internet. As pessoas compartilham informações, trocam fotos, procuram por pessoas com interesses comuns, mas acima de tudo transformam suas vidas em algo público. O que pode ser sinônimo de perigo. Pois tudo sobre você está no meio virtual, podendo ser acessado por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Nossos dados que anteriormente eram pessoais, agora são divulgados e expostos a todos.

Não somente o Orkut é passivo de tornar a vida pública. E sim todas as redes sociais, as quais podemos citar como grande exemplo: Facebook, MySpace, Sonico, Haboo, Twitter, entre outros. É sem dúvida um importante meio de comunicação, que cada vez mais alavanca e ganha espaço.



Devido ao grande sucesso e a repercussão, as empresas também utilizam deste meio para alcançar seus objetivos. Existem milhares de pessoas conectadas, por este motivo o alcance é enorme. Devido a isto são encaradas como mais um instrumento de trabalho e levadas mais a sério. Tão a sério, que podemos citar como exemplo o prêmio “Oscar” do Twitter. O jornalista William Bonner e a cantora Ivete Sangalo receberam o prêmio Shorty Awards, na categoria jornalista e música, respectivamente.



Alguns outros dados relevantes:



- 72% dos entrevistados só começaram a utilizar ferramentas de redes sociais em empresas há dois meses (o que reforça a oportunidade de negócios que há envolvendo redes sociais);


- 81% acreditam nos benefícios gerados pela exposição da marca e produtos nas redes sociais e na oportunidade de construir novas relações comerciais (encontrar parceiros para negócios, por exemplo);

- O Twitter é a rede social mais utilizada como ferramenta de marketing (86%), seguido de blogs (79%), do LinkedIn (78%) e do Facebook (77%);

- Donos de seus próprios negócios (90%+) são mais inclinados a utilizar redes sociais como ferramentas de marketing, do que quem é funcionário de alguma empresa (81%);

- 88% dos entrevistados já empregam redes sociais para fins de marketing;

- 39% usam redes sociais durante mais de 10 horas por semana;

- 64% usam as redes sociais durante 5 horas ou mais por semana.

Segundo Mauro Segura, consultor da IBM, existem 10 razões para se adotar as redes sociais dentro das empresas, sendo elas: acesso rápido e fácil ao conhecimento(todos com acesso a internet podem verificar as informações); o seres humanos adoram redes sociais(mais de 80% de brasileiros que possuem acesso a internet possuem algum tipo de rede social); a inovação aparece; quebra da barreira geográfica(em qualquer lugar do mundo se vê a mesma informação); quebra da barreira hierarquia; comunicação direta sem intermediários; identidade pessoal; referencias; políticas de portas abertas; e por fim, tecnologia simples e fácil. As consideremos então como Mídias Sociais, pois não são mais apenas “Redes Sociais”, são ferramentas de trabalho de inúmeras empresas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Não gera custos as empresas, e possui uma grande eficácia. Além disso, potencializa a inteligência coletiva, citada por Pierre Levy.



By João Paulo Marim



Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u702299.shtml

http://www.mmonline.com.br/noticias.mm?url=E_o_Oscar_vai_para..._as_midias_sociais&origem=home

http://www.justale.com.br/visao/2009/03/26/o-uso-das-redes-sociais-por-empresas/

http://br.hsmglobal.com/notas/54285-10-raz%C3%B5es-adotar-redes-sociais-nas-empresas




segunda-feira, 29 de março de 2010

Facilidade, Agilidade e Praticidade.

A tecnologia progride muito rápido e com isso facilita cada vez mais a obter informações, a comunicar-se e a trabalhar, de forma mais rápida e eficaz.
Essa extensão criada para nosso uso, faz com que grande parte do planeta dependa dela, assim o ser humano não vive mais sem.



Hoje existem vários tipos de ferramentas com grande tecnologia e rapidez para atingir com facilidade aquilo que o usuário busca, além de contribuir para tal uso, alguns tipos de ferramentas são possíveis ter uma agilidade e uma portabilidade maior para carregar à qualquer lugar e com isso o ser humano sempre vai ter em sua disposição, a tecnologia. Pequenas ferramentas tais como o telefone celular, já não tem mais somente uma função de ligar e receber chamadas, permite também, obter informações através de mensagens sms, enviar e receber mensagens de texto e e-mails , tirar fotos, conectar-se à internet, baixar e ouvir músicas, ver vídeos etc. Ultimamente houve um aumento de vendas dos computadores portáteis, chamados de notebook, devido sua praticidade e conforto e aqueles que necessitam de mobilidade. Este novo estilo de comportamento vem crescendo ainda mais, podemos presenciar este tipo, nos aeroportos, cafés, restaurantes e até em shopping os usuários que desfrutam deste comportamento.




Empresas com empregados que tem que se locomover externamente, faz com que eles adotem este tipo de comportamento, para não perder contatos, e-mails, relatórios etc. Com isso o números de notebooks ultrapassará o de desktops. E com avanço ainda mais da tecnologia já chegaram e ganharam grande espaço de mercado, os Netbooks, menores do que um Notebook, mais leves, maior mobilidade e discretos. Na América Latina já obteve um crescimento de vendas em torno de 88% e este número poderá crescer ainda mais. Os Netbooks já estão substituindo a caneta, lápis e o papel, pois algumas escolas, infelizmente este número é relativamente baixo, já permitem ao aluno para que usem em sala de aula para efetuar suas anotações.



Há em vários estabelecimentos comerciais, um sistema chamado Wi-Fi, que permite ao usuário de alguns modelos de telefones celulares, Notebooks e Netbooks, uma conexão na rede ou seja na internet, facilitando sua vida, pois não é necessário fio para acionar, basta o aparelho detectar o sistema e assim terá o acesso a grande rede mundial, onde o internauta poderá trabalhar ou se divertir em um estabelecimento, tal como, restaurantes, tomar um café, lanchar, estar com amigos etc. E ainda não perder o acesso a rede.



Os preços destes aparelhos ainda são relativamente altos, porém a tendência é que diminuam e assim todos poderão ter acesso a essa grande tecnologia e o mundo terá mais avanço em alguns aspectos, mas perderá ainda mais o tangível.



Em minha opinião o mundo acaba se acomodando a está tecnologia, tornando-se necessidade, é algo ruim, pois dependeremos sempre dessas inovações como forma de estudo, pesquisa, escrita e trabalho, perdendo ainda mais o tangível, algo que também poderíamos construir com nossas próprias mãos. Com isso poderemos nos tornar ainda mais sendetários, pois sempre teremos tudo em nossas mãos, basta dar um clique e teremos todas as informações que desejamos. Um lado bom existe, teremos facilidade, rapidez e seremos mais informados. Finalizando, adeptos ou não, teremos que nos adaptar ao mundo de hoje, pois isto é a evolução ou melhor “evolução das máquinas”, e é isto que nos espera daqui para frente.

Fontes: http://www.tinews.com.br/news/2009/09/01/mais-praticidade-e-conforto-no-uso-do-notebook/
http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=19534&sid=5
http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/08/12/netbooks-e-a-escolha-ideal-de-computador-portatil-para-levar-a-escola/
Imagens:
http://www.amontessorimarketplace.com/images/child_with_computer.jpg
http://imgs.uai.com.br/arquivos/app/noticia173/2009/11/19/136540/20091119124348121598u.jpg
http://i.s8.com.br/images/software/cover/img6/21214716_3.jpg
http://techtriad.com/blogpics/wifizone.jpg

Por: Thiago Siqueira Pereira.

sexta-feira, 26 de março de 2010

A comunicação na caixa preta e branca!



Meu avô sempre gostou de me contar histórias, mesmo com a voz baixinha e falando meio devagar eu sempre fui uma boa ouvinte, a única coisa que impedia ele de sentar comigo na varanda para falar das travessuras dos meus tios era o jornal das 20 hrs. Desda minha infância, todos os dias, ele sempre ali, pontual. Depois de muitos anos vendo essa cena sempre se repetir comecei a refletir sobre isso, “O que faz um homem de 79 anos se prender a uma tela, um controle e um sofá?” .
Foi ai que pode olhar praquela grande tela plana pela 1° vez com os olhos do Seu Gabriel. Ele me contou que há uns 50 anos atrás depois de guardar suas economias por quase três anos ele conseguiu comprar sua primeira televisão, uma das suas maiores conquista naquele tempo, pois nenhum de seus vizinhos até então tivera condições de comprar. Era a sensação da vizinhança, todos os dias a casa ficava cheia de manhã a garotada e de noite os amigos, o assunto de muitas conversas, e a mudança de muitas daquelas pessoas que nunca antes tiveram visto e nem imaginado que poderiam ver pessoas a tantos quilometros de distância.

http://www.youtube.com/watch?v=RNM93zqGqbQ
(((Video conta a origem da TELEVISÃO de forma simples e descontraida)))


Fácil de perceber o quanto a Televisão tornou-se importante desde sua invenção na vida de muitas pessoas, não só por um simples hábito, mas também pelo fácil acesso que temos de nos comunicar, o meio ainda mais utilizado na comunicação, mesmo depois da internet, muitas pessoas assim como meu avô não se desligão do mundo televisionado, e preferem a comunicação nas suas tela de 29 polegadas.

No Brasil ela está presente desde 1950, desde então sua evolução é constante, de preto e branca tornou-se colorida, de colorida para TV acabo, de TV acabo estamos já na era Digital, e cada dia a tecnologia nos surpreende mais e mais, e são diversas as formas de por ela nos comunicarmos, nós Publicitários principalmente, aliás, as propagandas, e a divulgação de produtos na mídia é o que sustenta essa grande ou pequena caixa preta.

Jornais, novelas, desenhos, programas culinários, programas de esportes, cada um para seu publico específico, mas todos têm uma só intenção, se COMUNICAR com os que estão assistindo, sempre esperando o retorno de tal público, a falta de resposta significa que a comunicação não teve sucesso.

“Salvo alguns poucos programas, a televisão brasileira é um lixo, não cultural, da pior espécie. Um lixo corrosivo sem possibilidade de reciclagem que entranha no meio popular e forma o pior tipo de opinião: a opinião tendenciosa e parcial, distante de qualquer vestígio de raciocínio e inteligência.”
(http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=80 )



Sou contraria essa citação, a opinião não é formada por quem passa e sim por quem vê, te tudo que vemos, formamos a nossa própria opinião, é aquela velha história, a mensagem é passada por um canal para um receptor, mas o receptor a recebe de acordo com seu entendimento Se todos nós temos nosso próprio entendimento então não é a TV que forma opinião, correto? Por muitas vezes a TV é induzida pelo próprio público, autores de novelas já mudaram seus textos porque o telespectador não queria mais a mocinha com mocinho, esse é um bom exemplo de como o publico é um bom formador de idéias.
Imagine só antes da democracia, quando o governo que comandava aquilo que poderia ser transmitido? Tudo bem que não acho que nos dias de hoje por estarmos no século XXI às coisas estão tão diferentes, só não é tão explicito como antes, a censura ainda existe, isso é fato, mas também é algo que o telespectador exige, pois um bom exemplo são as propagandas que são retiras do ar por denúncias do público de pudor, ofensa, ou algo que atinja o telespectador, essa também é uma forma de mostrar como esses telespectadores possuem direitos e sabem utilizá-los, é a resposta negativa que o público dá a uma Comunicação.

Débora S. dos Santos

RA: 1563696

quinta-feira, 25 de março de 2010

A internet e seu fácil acesso no século XXI.



Como já esperado, os meios de comunicação estão revolucionando ainda mais o mundo, no século XXI, fazendo com que a vida do ser humano, seja mais “simplificada” através de alguns clicks. Quem imaginou, que ao invés daquele simples jornal impresso, que todas as manhãs eram jogados em seu portão hoje pudesse ser compreendido, através de pequenos aparelhos eletrônicos. O uso da internet está cada vez mais acessível, as pessoas já saem de casa atualizada, pois as notícias chegam praticamente em tempo real, com a opção de se escolher a notícia que se quer, sem perder muito tempo. Há até sites que selecionam as notícias de acordo com o interessado, conforme suas atividades, como esportes, economia, ciências ou outros. Hoje pudesse ser compreendido, através de pequenos aparelhos eletrônicos.

Com a grande evolução da tecnologia atual, podemos não só ler noticiários, como também compartilhar imagens, trocar e-mails, assistir TV, fazer compras, trabalhar, fazer muita coisa através de um computador, conectado uma banda larga, podendo se acessado a internet. Levando realmente uma vida “virtual”.

E como dizia no ‘Sonho de Mallarmé’, a imprevisibilidade e mesmo a inovação jamais se relacionam a um sistema coeso, ele com um olhar futurista sempre rompeu barreiras, aonde nada era especifico há nada, levando imagem para a pintura, som para música, e sempre levando em conta a interatividade, onde nada era determinado há algo fechado, e muitas coisas quem eram feitas por ele, era algo mais avançado das coisas de seu tempo. Tendo essa visão seu principio de que tudo pode ser uma constante mudança, podendo sempre fazer e refazer obra inacabada.


Assim como é a internet, desde sua invenção a partir de pesquisas militares, na década de 1960, desde então, ela nunca se manteve a mesma, com programas diferentes ano a ano a internet vem se modificado, seja um software novo ou suas interfaces.

A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e da comunicação como nenhuma invenção foi capaz de fazer antes. A Internet é de uma vez o maior meio hibrido, onde é possível divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas.
Hoje é quase impossível, encontrar alguém que não tenha acesso a internet, um meio de comunicação, que pode ser acesso em diversos lugares, como, residências, escolas, trabalho, locais de acessos gratuitos e até mesmo lan houses; locais exclusivos para acesso a internet.

De acordo com a Internet World Stats, 1,73 bilhões de pessoas tinham acesso à Internet em setembro de 2009, o que representa 25,6% da população mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhões de usuários, mais da metade da população. Mais de 60% da população da Oceania tem o acesso à Internet, mas esse percentual é reduzido para 6,8% na África. Na América Latina, Caribe, quase 175 milhões de pessoas tinham o acesso à Internet, sendo que 67,5 milhões são brasileiros. Números muitas vezes assustante, em vista do século passado, onde apenas grandes empresas, e pessoas de classes altas, tinham acesso a esse tipo de informações.
E assim como o conceito de Mallarmé, de algo sem o começo e sem um fim, assim é a internet, que daqui poucos anos, irá englobar todas a mídias atuais. E como o jornalista Michael Rogers, futurista do The New York Times, disse no 1º Seminário Internacional de Jornalismo Online (MediaOn) que acredita que a tecnologia móvel abrirá ainda mais novos caminhos para a Internet.




Postado por: Jéssica de Lima Silva





Século XXI - Quando o ventre se torna Sol

Sabe, o Eterno cingiu espiritualmente minha fronte e disse:
“Querida, recebe uma de minhas estrelinhas, como se fosse tua.
Cuida dela com inteligência e carinho, sem deixares de ser tu mesma.
Ama-a e ajuda-a a crescer; mas sem que tu deixes de crescer também!
E não te esqueças: tu também és uma de minhas estrelinhas.
Tu eras menina; agora te tornastes mulher e mãe: percebes o ciclo da vida?
Por um tempo, minha estrelinha será tua; cuida dela como um presente."

Desse momento em diante, nenhum outro acontecimento me torna vulnerável. Sou mãe! Tenho uma estrelinha para cuidar!

Postado por : Sueli Aparecida de Sousa - RA1940899


Referências:
http://www.ippb.org.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=4785
por Wagner Borges "Quando o ventre se torna Sol"

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgt8ZM3wiBhZ5GPvdJ9GBQK1AkWCaUsF-v8nkB-Ord5-OM16MednXk0ijy0qp2aI9FIBrImLq6dGKirB7Oz9iaPPqS0sa_fdeJ96hyphenhyphenO1eo4VMGyImYXuXVOXI6tRpbwlkCleMDLs5Y1TtbF/s400/barriga%2520gravida.jpg

São Paulo campeão mundial em 2005



Doze anos depois em 2005 o São Paulo voltou a conquistar o título mundial de clubes. Entre as duas eras existe, porém, um abismo a separá-las. No estilo e no modelo. Tacticamente realista, o onze de Paulo Autuori é a imagem fiel do novo futebol brasileiro, com centrais duros (Lugano-Fabão-Edcarlos), laterais ofensivos (Cicinho-Junior), médios lutadores (Josué-Mineiro-Danilo) e avançados peitudos (Amoroso-Aloisio).


Há mais de uma década, em 92 e 93, sob orientação de Telê Santana, o onze paulista brilhava com um futebol sedutor, interpretado por craques como Rai, Cafu, Muller, Leonardo, Palhinha e Cerezo. Um estilo ofensivo que valeu a conquista de duas Taças Intercontinentais consecutivas derrotando os dois grandes monstros europeus da época, o Milan de Capello, e o Barcelona de Cruyff. Guiado pelos, digamos, europeizados conceitos táticos de Paulo Autuori, o São Paulo espelha os novos tempos do futebol brasileiro, Menos artístico, mas mais adulto taticamente, Uma nova realidade que, desde logo, emerge do estilo do meio campo, onde em vez de grandes dribladores, surgem antes volantes ladrões de bolas, os cabeças de área brasileira, estilo personificado em figuras, como Josué, Renan e Mineiro, jogadores-chave do onze durante o ano de 2005, onde, depois da conquista do campeonato paulista e da Copa libertadores reconquistou o título mundial no ano de 2005, ganhando de 1x0 do Liverpool da Inglaterra.


Fonte: http://www.planetadofutebol.com/artigos/sao-paulo-campeao-do-mundo2005

Letícia Aparecida

quarta-feira, 24 de março de 2010

Crise Financeira

O banco central americano reduziu as taxas de juros. Isso estimulou o comercio de imóveis nos Estados Unidos, inclusive para pessoas de classes sociais mais baixas.
Após um período o preço dos imóveis começaram a "cair" e houve aumento das taxas de juros então as pessoas não conseguiam creditos para pagar as dívidas.
Essa crise se espalhou para outros setores da economia e o dinheiro disponível no mercado estava em baixa. Com isso menos pessoas consumiam, eram contratadas e os lucros das empresas diminuíram.
Como os Estados Unidos é a maior economia do mundo, a crise afetou a maioria dos países.
Ariana Barbosa

O fenômeno dos microblogs



Criado no dia 21 de marçco de 2006, por Jack Dorsey, o twitter chegou como uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários uma troca de mensagens e atualizações pessoais com outros contatos, as atualizações sao exibidas no perfil de usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-la.
De certa forma nos remete ao " O SONHO DE MALLARMÉ" , pois seu princípio também pode ser comparado a obras inacabadas e que nunca ficarão prontas, estando em constante fazer e refazer, algo sem começo nem fim. Um texto como forma móvel, algo que apontaria continuidade para novas possibilidades de relações e horizontes de sugestões.
Isso é o que ocorre no twitter, pessoas vêem uma notícia e no mesmo momento já fazem suas postagens por meios de aparelhos eletrônicos, podendo em seguida receber vários outros tipos de comentário, dessa forma criando um grande livro.
Uma nova pesquisa sobre o twitter revelou que o Brasil reúne o segundo maior grupo de usuários da rede social, atrás apenas dos Estados Unidos, que soma cerca de 50 % do total de membros ativos do serviço de microblogs. E em 2009 outro estudo mostrou que existem mais de 11 milhões e meio de contas de usuários. Esse intenso movimento de pessoas online gera um grande interesse empresarial em fazer divulgações e/ou propaganda de suas marcas e produtos. Uma das estratégias mais comuns são as atualizações, utilizando o hipertexto para “linkar” o consumidor a uma página onde ele tenha acesso às informações sobre o serviço ou produto oferecido.

Foi o que fez a fabricante japonesa, criou até um slogan para associar o modelo do carro ao microblog,”Suzuki SX4 tão moderno que é o primeiro carro lançado no twitter”. A Suzuki aposta na popularidade da mídia social. Durante 20 dias um perfil do veiculo no twitter permitirá que os usuários participem de uma gincana, podendo faturar um carro no final.

Hoje temos vários meios e tecnologias para realizar o sonho de Mallarmé, sendo o twitter uma das principais ferramentas porque possui um aumento de usuários a cada segundo.

Usuários em grande escalas, os artistas e políticos que acabam se entregando aos novos meios de comunicação.

Os políticos utilizam para falar de seus novos projetos, obras que estão para aprovação, fazer campanhas eleitorais e pessoais, fazendo com que a população participe ativamente de sua rotina expondo suas idéias e opiniões. Através do twitter, os usuários estão se atualizando 24 horas por dia, muitas vezes divulgando notícias que por vezes não foram nem publicadas oficialmente, mais que ali na rede ficam disponíveis “ao vivo”, porque algum indivíduo, que por situação privilegiada, coloca seu “post” utilizando até mesmo tecnologia “mobile”.

O twitter disponibiliza 140 caracteres por postagem e nesse contexto, o usuário tem que ser muito objetivo e dinâmico a fim de passar sua mensagem corretamente e tomando muito cuidado com as gafes. No momento que é feito essa postagem a mesma cai na rede e muitas vezes, não há mais jeito de reverter seu efeito, pois todos terão acesso imediato a informação. Alguns viram motivo de piadas, como por exemplo o comentário do ex-tesoureiro do PT Delubio Soares “No Brasil temos a menor taxa de DEZEMPREGO desde 2002, mas na poderosa Europa unificada economicamente ela cresceu 10%”, na defesa da economia, escorregou no português ao criar o desemprego com “Z”.

No Brasil temos um campeão de seguidores no twitter, Luciano Huck acaba de ganhar um milhão de seguidores. O apresentador da Rede Globo é o primeiro brasileiro a alcançar a marca tão festejada meses atrás pelo ator norte americano Ashton Kutcher, e pela qual já passaram também os perfis de Barack Obama e Oprah Winfrey. Luciano Huck diz, “Vejo o twitter como uma forma autêntica de confirmar ou desmentir um fato”. Realmente podemos comprovar essa facilidade em divulgar notícias, no entanto teremos que criar um “botãozinho” no twitter que identifique quais são as verdadeiras.

Por : André Doricco

Ra:1645862

Referências: http://www.twitterbrasil.org/

http://joaquimdepaula.com.br/2010/02/politicos-cometem-gafes-no-twitter

http://tecnologia.terra.com.br/

http://midiazozial.com.br/

No século XXI podemos dizer que o Orkut faz parte diariamente na vida de 50 milhões de Brasileiros, indispensável na vida de muitos deles.



Lançado em 24 de janeiro de 2004 o site de relacionamento denominado Orkut ( por causa do seu criador Orkut Büyükkokten), logo ao ganhar sua versão em português no dia 5 de abril de 2005 já podia ser considerado o maior vício de boa parte dos Brasileiros, tanto que o Brasil é o pais que mais acessa o site no mundo.

Sendo um site de relacionamentos criado para ajudar seus membros a manter contatos e conhecer pessoas, passou a ser também para muitos uma forma de "bisbilhotar" a vida de seus colegas e até mesmo de quem nem conhecemos. Muitos de nós Brasileiros não conseguimos passar nem sequer um dia sem acessar o site.

O orkut também pode ser considerado causador de discussões em relacionamentos, de troca de opiniões em suas comunidades, e às vezes é considerado até prejudicial por não haver um controle de usuários e da forma que se utiliza suas ferramentas, como criações de comunidades racistas, preconceituosas ou ofensivas e isso trás multas gigantes a Google, atual proprietária desde de agosto de 2008, a Google Brasil divide a responsabilidade de controlá-lo junto com a Índia que é o 2° pais com mais acessos.

Seus dois maiores concorrentes são o MySpace e Facebook, principalmente no Estados Unidos, onde o Orkut foi criado mais nunca conseguiu atingir a 1° posição.

Depois de várias mudanças, sempre para se adaptar aos seus membros, no fim de 2009 foi lançada uma versão com novo layout possibilitando seus usuários a modificarem cor, temas e perfis. No começo eu como usuária não me agradei, mas logo aprovei as mudanças e usurfluo constantemente delas.

A mudança do Orkut não foi só para se adaptar aos desejos e sujestões dos seus membros, mas acredito que também para aqueles que ainda não são, com objetivo conquistar os outros paises.

Para mim uma das maiores intervenções nesse século, principalmente por trazer algo totalmente diferente para o mundo da Web, facilitando a comunicação em massa, ajudando sempre a mantermos nossas relações, seu crescimento em menos de 10 anos prova sua imensa importancia global.



Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Orkut


Aluna: Débora S. dos Santos

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.


Descoberta do "Petróleo do pré-sal" ou "Pré-sal".

Foi no Brasil, mais especificamente no litoral brasileiro, que aconteceu a primeira descoberta de reserva petrolífera, conhecidas como “Petróleo do pré-sal” ou “Pré-sal”. O anuncio da descoberta de reservas de bilhões de barris com petróleo de media a alta qualidade, deixou o Brasil em maior evidencia no mundo. Estima-se que em 2016 o Brasil seja o maior fornecedor de petróleo do mundo.

A exploração dessa riqueza pode fazer com que o Brasil tenha um desenvolvimento rápido, e com possibilidades de se tornar um país de 1º mundo.

A imagem mostra o Presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, na inauguração da Plataforma P-52, que extrai petróleo do campo de Roncador, inclusive da camada pré-sal. Umas das muitas imagens que faz o brasileiro sentir-se orgulhoso do seu país.



Everton Leandro Garcia - RA: 1906313


Pesquisar este blog